terça-feira, 29 de janeiro de 2013
Undime distribui materiais para auxiliar dirigentes municipais de educação
Para apoiar os novos prefeitos e dirigentes municipais, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) preparou um conjunto de materiais que dão orientações para o desenvolvimento de políticas educacionais com qualidade e eficiência.
As publicações contam com o apoio da Fundação Santillana, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e do Ministério da Educação (MEC), e estão sendo distribuídas para os dirigentes de educação dos mais de 5,5 mil municípios do País. “O objetivo é auxiliá-los no planejamento e gestão da secretaria, o que refletirá na melhoria do processo de ensino-aprendizagem e na qualidade da educação ofertada”, explica Cleuza Repulho, presidente da Undime.
Para Luciano Monteiro, representante da Fundação Santillana no Brasil, “o dirigente municipal de educação tem inúmeros desafios pela frente. Entre eles, há a garantia de matrículas das crianças na educação infantil e a alfabetização na idade certa. A Fundação Santillana acredita que este conjunto de publicações vai ajudar o prefeito e o secretário de educação nos processos de planejamento e gestão da área”, afirma.
Agenda dos Cem Primeiros Dias
Os 100 primeiros dias de mandato são fundamentais para o dirigente reunir informações relevantes que permitam organizar uma agenda político-administrativa e orientar as ações prioritárias da rede de ensino. Entre as necessidades imediatas está conhecer o histórico de políticas, diretrizes e projetos em implementação pela gestão anterior, incluindo convênios, contratos e prestações de contas. Assim, este material fornece os principais subsídios, de forma clara e organizada, para nortear ações de planejamento estratégico na secretaria.
Caderno de Orientações ao Dirigente Municipal de Educação
Alguns dos assuntos de destaque abordados nesta publicação são: instrumentos de gestões participativa, administrativa, orçamentária, da informação e pedagógica; leis, políticas e programas voltados para a educação básica municipal; principais fontes de financiamento e transferências de recursos federais; articulações com a sociedade civil; parcerias e regime de colaboração com os entes federados.
Acesse gratuitamente as versões digitais das publicações:
- Agenda dos Cem Primeiros Dias – Orientações ao Dirigente Municipal de Educação;
- Caderno de Orientações ao Dirigente Municipal de Educação – Fundamentos, Políticas e Práticas;
- Folheto Excelência na Gestão da Educação Municipal – Informações importantes
Postado por
Educação em Pauta
às
10:31
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário