quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Conviva Educação: Portal de apoio a secretários municipais é lançado


A União Nacional de Dirigentes Municipais da Educação (Undime), em parceria com 11 institutos e fundações e com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), acaba de lançar o portal Conviva Educação, um site voltado para auxiliar a gestão das 5.568 secretarias municipais de educação.

O portal oferece recursos virtuais que permitem aos dirigentes de educação realizarem suas gestões com maior eficiência. Ele congrega um conjunto de dados, informações e ferramentas fundamentais que antes se encontravam dispersas em vários locais. "O Conviva Educação foi desenhado para otimizar o tempo e melhorar a estrutura de processos da gestão pedagógica", explica Cleuza Repulho, presidente da Undime e secretária de educação de São Bernardo do Campo (SP). Ela diz que o portal dará mais segurança aos secretários e suas equipes dentro da complexa rotina de uma secretaria municipal, permitindo uma gestão estratégica.

Segundo Priscila Cruz, diretora executiva do movimento Todos pela Educação e porta-voz do grupo de institutos e fundações, "é preciso apoiar os secretários de educação, que são grandes responsáveis pelo salto de qualidade que precisamos dar na educação pública brasileira. Com a força deles teremos um resultado transformador." Priscila chama a atenção para o ineditismo e a consistência da parceria que deu origem ao projeto. “Os parceiros em questão já têm iniciativas para ajudar a educação no País. Mas essa é a primeira vez que todos se juntam em um único projeto”. Ela explica que todos os parceiros participam de diferentes frentes, do desenvolvimento técnico à divulgação do ambiente virtual.

Apoio à gestão

Pela abrangência do ambiente e por contar com a experiência destas instituições, o Conviva Educação auxiliará as secretarias em um dos seus grandes desafios: apoiar os técnicos nos diferentes assuntos que envolvem a rotina da educação, como demanda escolar, gestão orçamentária e alimentação. “Ao conectarem-se à rede, as equipes gestoras acessam conhecimento, se aproximam e saem do isolamento”, explica Cleuza.

O Conviva Educação é extremamente amigável e tem três eixos principais: Gestão, Formação e Fóruns. Em Gestão, ele traz áreas específicas relacionadas aos principais temas, como demanda escolar; calendário escolar; gestão orçamentária; alimentação; transporte; material pedagógico; remoção e atribuição de classes; suprimentos; e serviços públicos. Outras áreas e temas de gestão serão inseridos ao longo do tempo e parte desse conhecimento será importado diretamente de fontes oficiais, como o Ministério da Educação (MEC), para o Conviva Educação.

No que se refere à Formação, o ambiente virtual oferece um conjunto de recursos multimídia para o aprimoramento dos dirigentes municipais de educação e suas equipes. A ferramenta se completa com o eixo Fóruns, que convida ao debate, à divulgação de melhores práticas e ao compartilhamento de experiências. Além de encurtar distâncias, democratizar o conhecimento e auxiliar na gestão, o Conviva Educação foi pensado para perdurar, o que reflete diretamente na transparência de gestão e na continuidade dos processos. "Trata-se de um ambiente virtual robusto, que ajuda na continuidade das políticas entre os mandatos", acrescenta Priscila.

O Conviva Educação é fruto da parceria entre Fundação Itaú Social, Fundação Lemann, Fundação Roberto Marinho, Fundação SM, Fundação Telefônica Vivo, Fundação Victor Civita, Instituto Gerdau, Instituto Natura, Instituto Razão Social, Itaú BBA e o movimento Todos Pela Educação. A gestão é da Undime, com apoio do Consed na divulgação e mobilização juntos aos municípios. Ele pode ser acessado pelo endereço www.convivaeducacao.org.br.

Um comentário:

  1. Sugiro que o CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO também tenha acesso a este importante instrumento de gestão, entendendo que os Conselhos Municipais são primordiais para o controle social e a para a busca de melhorias na qualidade da educação.Portanto, acredito ser essencial a garantia obrigatória de uma das vagas do publico-alvo deste ambiente para o CME.

    ResponderExcluir