quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Crianças e adolescentes do Sul têm melhor saúde mental e desempenho escolar



No Manual do Professor, da revista Profissão Mestre de outubro, que está “saindo do forno”, os leitores vão ficar sabendo alguns dados sobre o Projeto Atenção Brasil. Agora estamos trazendo mais informações para educadores, gestores e famílias interessadas em conhecer dados detalhados relacionados à capacidade cognitiva dos jovens brasileiros. A pesquisa realizada em todo o País pelo Instituto Glia, com a colaboração de pesquisadores da Universidade La Sapienza (Roma) e do Albert Einstein College of Medicine (EUA), revela que as crianças e adolescentes da região Sul apresentam os melhores índices de saúde mental e desempenho escolar em comparação com outras regiões do Brasil.

De acordo com o neurologista da infância e coordenador do Projeto Atenção Brasil, Marco Antonio Arruda, “Saúde mental é um estado de bem estar no qual a pessoa está apta a exercer suas habilidades, superar as dificuldades da vida, poder estudar e trabalhar de forma produtiva, colaborando com sua comunidade. Portanto, é mais do que apenas não ter uma doença mental”, explica.

As pesquisas do Projeto mostram que 31% das crianças e adolescentes da região Sul são considerados irrequietos ou agitados pelos seus pais e professores, enquanto nas regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste o percentual é de 23% e na região Sudeste de 28,4%. No entanto, apenas 10,8% das crianças e adolescentes da região Sul apresentam índices anormais de saúde mental, enquanto nas regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste esse percentual é de 15% e na região Sudeste de 14,2%. O índice encontrado na região Sul se compara aos observados em países desenvolvidos.

Segundo a opinião dos pais e professores, as crianças e adolescentes da região Sul apresentam também os melhores índices de desempenho escolar do país, 34,9% delas apresentam desempenho acima da média e 24,4% abaixo, em comparação com 27,9% e 31,4% na região Sudeste e 27,5% e 30,1% nas regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste, respectivamente. “Significa dizer que uma criança ou adolescente que vive na região Sul apresenta uma chance 1,4 vezes maior de ter ótimos índices de saúde mental e desempenho escolar em comparação com crianças e adolescentes das demais regiões do país”, comenta Arruda.

Com o objetivo de identificar fatores de risco e proteção para a saúde mental e desempenho escolar de crianças e adolescentes brasileiros, pesquisadores do Projeto Atenção Brasil entrevistaram pais e professores de 9.149 crianças e adolescentes das cinco regiões, 16 estados e 87 cidades brasileiras. Na região Sul foram 2.696 crianças de 15 cidades do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Os resultados obtidos no estudo, bem como recomendações para professores, pais e gestores sobre como educar evitando fatores de risco, estão na Cartilha do Educador: Educando com a ajuda das Neurociências, disponível para download no site www.aprendercrianca.com.br.

Fonte: Trixe Comunicação Empresarial

Nenhum comentário:

Postar um comentário