sexta-feira, 27 de maio de 2011

Cine Tela Brasil lança projeto Educativo para aliar cinema e professores


O programa Cine Tela Brasil, encabeçado pelos cineastas Laís Bodanzky e Luiz Bolognesi, terá o lançamento neste final de semana do seu novo projeto, chamado Educativo. Desta vez, o projeto busca aliar a educação com a "sétima arte" por meio de sessões gratuitas de cinema, oficinas com jovens e workshops com professores. 

O projeto tem previstas cinco edições, sendo que cada uma tem duração de três semanas. A edição inaugural acontece a partir deste sábado (28) no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro. As outras edições acontecerão em quatro cidades do Estado de São Paulo, em Limeira, São Carlos, São Paulo e num quarto lugar a ser confirmado ainda. 

"A idéia é usar o espaço do Cine Tela Brasil para promover e difundir um conhecimento que não dependa da estrutura da sala de cinema, que viva nas salas de aula também”, afirmam os idealizadores, que encabeçaram já filmes famosos do cinema nacional, como Bicho de Sete Cabeças e As Melhores Coisas do Mundo.

O Cine Tela Brasil - Educativo é compreendido por três etapas. A primeira, chamada Cine Tela e com duração de três dias, traz sessões gratuitas e diárias de filmes nacionais para a comunidade. A sala de cinema do programa Cine Tela possui capacidade para 225 pessoas e apresenta 88% de taxa ocupação, a maior registrada no país. A estimativa, portanto, é totalizar nas cinco edições 225 sessões, com 50.625  espectadores. 

A segunda etapa é composta de oficinas com crianças e jovens de até 15 anos, nas quais eles aprendem técnicas de produção, roteiro, direção e edição de vídeo. Ao final das oficinas, que duram cerca de uma semana, os alunos produzem três curta-metragens que serão exibidos na sala do programa. Ao longo das cinco edições do projeto Educativo, a intenção é ensinar 125 alunos e produzir até 15 curtas nas oficinas. 

A grande novidade do projeto está na terceira etapa, que traz workshops com professores das redes pública e privada. A intenção de cada workshop é promover discussões para estabelecer uma visão crítica do cinema, além de ensinar os docentes, por meio de vídeos tutoriais e cartilhas, a trabalhar o conteúdo cinematográfico dentro da sala de aula. Os workshops ainda ensinarão os professores a montar oficinas de vídeo e cine-clubes dentro das escolas

Nenhum comentário:

Postar um comentário