sexta-feira, 27 de maio de 2011

Instituto Algar premiará iniciativas que aliem educação e meio ambiente


Neste mês, o Instituto Algar lançou a segunda edição do prêmio Alexandrino Garcia, o qual desta vez premiará iniciativas de educadores que contenham o tema meio ambiente. Podem concorrer ao prêmio professores  das 11 cidades onde o instituto atua: Franca, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Ituiutaba, Itumbiara, Pará de Minas, Patos de Minas, Uberaba, Uberlândia, Balsas e Porto Franco.

De acordo com o regulamento, serão aceitas experiências planejadas e executadas por professores e gestores dentro das salas de aula de escolas públicas de ensino fundamental, realizadas e concluídas entre fevereiro de 2010 e junho de 2011, dentro e fora do horário regular, no contraturno ou horário extracurricular, além da disciplina considerada optativa pelo aluno. São duas categorias, professor e gestor, sendo que na categoria gestor também são válidos trabalhos envolvendo a comunidade. Cada participante só pode inscrever um trabalho.

O relato escrito do trabalho sobre o tema deve ser digitado no formulário no site do Instituto Algar, podendo conter até 10 mil caracteres. Fotografias poderão ser anexadas (se for o caso) também a partir do próprio site. O tamanho máximo permitido ao conjunto desses anexos é 2 megabytes. São válidos apenas o relato escrito e as fotos - arquivos de vídeo ou áudio serão desconsiderados.

As inscrições acontecem até o dia 30 de junho e podem ser feitas exclusivamente pelo site do instituto. O trabalho, mesmo que desenvolvido em grupo, deve ser inscrito no nome de apenas um(a) educador(a). No caso de experiências coletivas, devem ser mencionados os demais participantes. O regulamento e formulário também estão disponíveis no endereço eletrônico.

Seleção

Serão selecionados os trabalhos que tenham adequação entre o tema indicado (meio ambiente), os objetivos previstos, as ações desenvolvidas e as aprendizagens alcançadas. Será também considerada a pertinência do conteúdo em relação ao currículo escolar e às necessidades de aprendizagem dos alunos.

Na modalidade professor serão três as etapas consecutivas de seleção:

Etapa Inicial: seleção de até 55 (cinquenta) relatos semi-finalistas, sendo que serão selecionados no máximo 5 relatos por cidade

Etapa Regional: escolha de até 11 (onze) finalistas dentre os relatos selecionados na Etapa Inicial, sendo que só será selecionado um relato por cidade.

Etapa Final: indicação de um (01) relato vencedor, entre os 11 (onze) finalistas

Na modalidade gestor serão duas etapas consecutivas de seleção

Etapa Inicial: seleção de até 11 relatos finalistas, sendo um relato de cada cidade

Etapa Final: indicação de 01 relato vencedor, entre os 11 finalistas

Premiação

A escolha dos vencedores da segunda edição do prêmio Alexandrino Garcia – categoria Educação será realizada após apresentação do trabalho a uma comissão julgadora e a um júri popular que votará pela internet, no site do Instituto Algar. A premiação acontecerá em novembro de 2011 em Uberlândia, em local e dia a ser comunicado posteriormente. A premiação é específica para cada modalidade:

Professor
1º lugar:
1 Tablet Samsung com 1 ano de banda larga fixa
1 ano de TV via satélite (serviço)
Um fim de semana na Pousada do Rio Quente com acompanhante

2º lugar:
1 Aparelho celular midle + 1 ano de recarga R$ 30,00 mês
1 ano de internet móvel (serviço)
1 notebook

3º lugar
1 Aparelho celular level + 1 ano de recarga R$ 20,00 mês
1 ano de TV via satélite (serviço)
1 TV de plasma 29 polegadas

Gestor
Prêmios:
1 Tablet Samsung com 1 ano de banda larga fixa
1 ano de TV via satélite
Um fim de semana na Pousada do Rio Quente com acompanhante

*Caso não haja disponibilidade de algum serviço citado acima na cidade do ganhador, será oferecida uma quantia semelhante ao prêmio em dinheiro

A cidade do relato vencedor será contemplada com plantio de árvores e os alunos dos 11 educadores finalistas na modalidade professor participarão do evento “Dia na Empresa”, em programação elaborada e conduzida por voluntários do Programa de Voluntariado do Grupo Algar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário