quarta-feira, 4 de maio de 2011

Senado aprova aumento de carga horária para educação básica



A Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado aprovou o projeto PLS 388/07, de autoria do senador Wilson Matos, que aumenta de 800 para 960 horas a carga horária mínima anual para a educação básica, modificando o inciso I do artigo 24 da Lei nº 9.394/96 de Diretrizes e Bases da Educação. O projeto segue agora para tramitação na Câmara dos Deputados. Se aprovado, deverá ser colocado em prática para os alunos do ensino fundamental e médio até o dia 1º de janeiro do segundo ano letivo após a publicação da lei.

A nova carga horária deverá ser dividida em pelo menos 200 dias letivos, excluídos os dias dedicados a provas finais. O senador justifica a proposta afirmando no projeto que o tempo de exposição dos alunos ao conteúdo tem sido insuficiente para proporcionar uma base segura de conhecimentos, haja vista o fraco desempenho dos estudantes nas avaliações nacionais e internacionais. Além disso, Wilson Matos ressalta no documento que “a ampliação é ainda mais relevante porque, enquanto não houver perspectiva concreta de implantação da educação em turno integral, urge tomar medidas de transição, entre as quais se afigura o aumento do tempo que os estudantes passam na escola”.

Também foi aprovado o projeto PLS 385/07, do mesmo senador, que altera a frequência mínima exigida para aprovação no ensino básico de 75% para 80% do total de horas letivas. Para começar a vigorar, a medida também precisa passar pela Câmara.

E você, professor ou gestor educacional, acredita que esses projetos podem melhorar a qualidade da educação básica?

13 comentários:

  1. Bom eu penso que aumentar a craga horaria só vai causar mais stress entre educadores pois trabalhar com ser humano requer muito esforço mental se com a carga horaria que temos ja tem uma grande maioria de educadores doentes com problemas psicologico nem da pra imaginar se o professor tiver que se desdobrar ainda mais. creio que tem que haver uma politica de apoio e incentivo aos pais pois nossos alunos estão deixando de aprender porque não tem o apoio de sua familia o pai não cobra nada o aluno passa mais na escola do que em casa e os pais vão ficando cada vez mais ausentes da educação básica de seu proprios filhos. enquanto que cabe ao professor ensinar, cuidar enfim tudo recaiu pra as escolas penso que quem faz as leis estão em gabinetes e nem conhecem a realidade de uma sala de aula. por isso iventa esses absurdos. mas nada se faz para aumentar o salrio dos educadores que sendo uma importante profissão não é dado o minimo valor. e para o professor sobreviver sustentar a familia precisa trabalhar 60 horas se esgotando. não tendo tempo de lazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Belíssimas colocações... muito bem esclarecido e pertinente a realidade dos professores... O governo pensa que Educação é Assistencialismo... vamos para de confundir estas áreas... por mais que a carga horária do professor não tenha aumentado, é claro que vai estourar nele este aumento... vamos criar instrumentos estatais para regular também o papel dos pais quando falham na educação dos seus filhos, porque nenhum professor tem culpa quando tem que trabalhar com alunos rebeldes que espelham a violência vivida em casa na sala de aula... Pôh cadê o respeito com os professores... aonde este assistencialismo, coitadismo vai parar... Vamos para de remediar as situações e vamos tratar o mau na raiz... chega de visões limitadas, permeadas de intenções que transferem as responsabilidades e que nunca solucionam o problema...

      Excluir
  2. >>É uma brincadeira com a educação brasileira. Como diz o Datena, da Band, "Me ajuda aí!!!
    >>O problema de manter os alunos mais tempo na escola não resolve o problema da educação, pois o problema é VONTADE POLÍTICA para mudar a realidade educacional, isto é, mais investimento na formação do educador, currículo adaptados à realidade escolar, valorização salarial dos profissionais da educação etc. etc. etc.
    >>O Paraná não merecia esse senador, pois ele propõe tal lei com desconhecimento da realidade educacional, além de mostrar visibilidade eleitoral para próximas eleições.
    >>Senhores deputados, acordem, e vetem esse atentando ao já saturado sistema educacional, e aprovem medidas reais, não leis ilusórias e falaciosas.

    ResponderExcluir
  3. Quantidade não é sinônimo de qualidade! De nada adianta aumentar a carga horária se não se investe na capacitação do professor para fazer bom uso desse tempo! Lamentável!

    ResponderExcluir
  4. No meu pensar este parlamentar não tem nenhum conhecimento sobre a educação, ele deveria começar a olhar a escola com bons olhos e em vez de inventar projetos sem necessidade, faz m projeto para os políticos pararem de desviar verbas, pois se houver um maior investimento na educação as chances de melhorar é muito grande...... Aviso.. O Senador Wilson eu acho que vc deveria voltar para a escola para vc ver como que os professores ensinam.... Você está por fora....Inventa outro projeto, pois este é ridículo......

    ResponderExcluir
  5. Profa Dulsi
    Concordo sim, pois já foi aprovado 33% de hora atividade ao professor, com essa medida nossos alunos ficarão mais tp na escola e teremos mais profissionais trabalhando em favor de uma educação de qualidade. O professores atuais terão mais tp para se dedicarem ao preparo de suas aulas, já que essa medida não alterará a atual carga dos professores, ao contrário, pois na maioria dos estados e municípios o professor tem direito a 20% de hora atividade. Esperamos que todos os governadores façam cumprir a lei.

    ResponderExcluir
  6. Que ilusão, se com o mínimo de 200 dias não se dá conta as 800 horas, imaginem 960... Isso é utopia senador, vá para uma escola e acompanhe o ano letivo de perto e verá que dos 200 dias "mínimo" não se cumpre nem 75%... o senhor acha que isso vai dar certo... acorda, a educação precisa muito mais que aumentar carga horária, precisa valorizar o "humano", tanto o profissional como os alunos e pais de alunos. Pense em algo mais original senador!
    RMFigueiredo

    ResponderExcluir
  7. E o salário? Vai aumentar também? Vejo que o professor continua desvalorizado, escravizado e injustiçado. Sem contar com a falta de melhoria e criação de mais escolas. Se isso realmente acontecer...tome greve!

    ResponderExcluir
  8. O PROBLEMA É QUE ENQUANTO A GENTE FICA TROCANDO FIGURINHA AQUI ELES ESTÃO LÁ NOS FERRANDO AOS POUCOS!

    ResponderExcluir
  9. O prof. Marciel Jara disse tudo! Mas, o que fazer? Como interferir nessas barbáries descabidas? Os congressistas TODOS têm e-mails, alguém escreveu protestando ou comentando? Se nós que pagamos as contas do Brasil e o salário deles não fizermos nada, vão continuar arroxando a população. Mobilização ou morte...

    ResponderExcluir
  10. Concordo prof. Maciel e digo mais, eles deveriam pedir opinião para quem está no dia a dia em sala de aula, na escola. Lamentável,mais um tiro n'agua.

    ResponderExcluir
  11. A questão é muito mais complexa do que se imagina. O fato de aumentar a carga de permanência na escola é pura utopia. O que se precisa é valorizar mais o profissional que é a base de desenvolvimento do país, inclusive a dos políticos.

    ResponderExcluir
  12. NÃO!!! O que realmente faz melhorar a educação é investimento nas escolas e principalmente valorização ao profissional da área, isso sim ajudaria!!!

    ResponderExcluir