sexta-feira, 24 de junho de 2011
Projeto Percussucata alia reciclagem e música
Desde 2009, as escolas de ensino fundamental de Brasília contam com um projeto único, criativo e premiado: o Percussucata, iniciativa criada pelo professor Marcelo Capucci que junta a reciclagem com a música.
Baterista há quase duas décadas, Capucci se interessou pela educação ao dar aulas particulares de bateria. Após ter se formado em pedagogia, ele assumiu uma turma de 4ª série em São Sebastião, região administrativa de Brasília. Devido à dificuldade de conseguir instrumentos musicais para os alunos, o professor então começou a incentivá-los a montar seus próprios instrumentos com sucata.
Dessa forma, Capucci atingiu vários objetivos: despertou a consciência ambiental nas crianças, aprimorou o processo educacional e apresentou música aos pequenos estudantes. Na rede pública, ele virou um professor itinerante, trabalhando com várias turmas, sempre das séries iniciais do ensino fundamental, em diferentes escolas.
O professor ainda passou a aproveitar seus momentos de folga para levar o Percussucata a alunos de outras escolas, mas sem interromper o trabalho com suas turmas. A iniciativa já beneficiou mais de 26 mil alunos de escolas públicas da periferia do Distrito Federal desde sua criação.
Em 2010, o projeto ainda ganhou o Prêmio EcoPET na categoria Educação Ambiental. O prêmio é promovido pela Associação Brasileira da Indústria do PET (Abipet). O Percussucata ainda foi tema da seção Superprofessor da revista Profissão Mestre de abril de 2011 e de uma entrevista da TV Senado, a qual você pode conferir na íntegra clicando aqui.
Postado por
Educação em Pauta
às
15:50
Marcadores:
Abipet,
Brasília,
Marcelo Capucci,
música,
Percussucata,
Prêmio EcoPET,
reciclagem,
sucata,
Superprofessor
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário