quarta-feira, 3 de agosto de 2011
Programa Futuro Cientista da UFSCar amplia parcerias com escolas
O programa Futuro Cientista - Aprendizado pela Descoberta, organizado pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), ampliou o número de escolas parceiras na região de Sorocaba (SP), no interior de São Paulo. Serão mais de 300 alunos participando do programa nesta ampliação.
O programa, que tem apoio institucional da Pró–Reitoria de Extensão (Proex) da UFSCar, tem como desafio "descobrir futuros cientistas entre crianças e adolescentes do ensino público e encontrar aqueles que possam se tornar futuros investigadores científicos através de temas que desafiam o conhecimento e a nossa consciência", de acordo com Fábio de Lima Leite, coordenador geral do projeto.
Nesta ampliação, foram incluídos no programa os alunos das escolas municipais do ensino fundamental das cidades de Alumínio, Cesário Lange e Salto de Pirapora e os estudantes das escolas estaduais Júlio Prestes de Albuquerque e Joaquim Izidoro Marins, ambas de Sorocaba (SP), e Armando Rizzo, de Votorantim (SP).
O programa Futuro Cientista funciona a partir da criação de Núcleos de Desenvolvimento Científico (NDC) nas escolas conveniadas. Cada núcleo é formado por várias "células inteligentes", nas quais os estudantes são organizados num "Clube de Ciências". Para o desenvolvimento de suas atividades, os alunos de cada escola contam com a orientação de coordenadores locais (que são os próprios professores das escolas conveniadas) e dos nucleadores (alunos graduandos da UFSCar). Todos os núcleos são supervisionados também por um professor da UFSCar.
A participação no programa está sempre aberta para as escolas e prefeituras que tenham interesse em participar. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.futurocientista.net, pelo telefone (15) 3229–6014 ou pelo e–mail fabioleite@ufscar.br.
Postado por
Educação em Pauta
às
14:25
Marcadores:
ciências,
Programa Futuro Cientista,
Sorocaba,
UFSCar,
Votorantim
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário