terça-feira, 6 de setembro de 2011

Pesquisa revela que alunos do ensino médio não sabem o que significa democracia


Uma pesquisa realizada pela Universidade Norte do Paraná (Unopar) com 1.012 alunos de ensino médio mostrou que 70% dos estudantes entrevistados não sabe o que significa democracia, nem como participar dela - um dado alarmante em plena semana da Pátria.

A pesquisa foi realizada com alunos de ensino médio em escolas públicas de três cidades do sul do País: Londrina (PR), Chapecó (SC) e Passo Fundo (RS). Segundo os resultados do levantamento, 70% dos entrevistados não sabem quais são seus direitos sociais; 78% desconhece o que é a Constituição Federal do Brasil; 40% não conhece os Três Poderes; 68% ignora o que faz um deputado estadual; e 70% não sabe o que é a democracia e nem como participar dela.

Esses números surpreenderam o coordenador da pesquisa, o professor André Trindade. “Nós temos de ter uma formação que prepare o jovem para a cidadania. Atualmente, ele não se sente integrante do Estado, não tem consciência que é brasileiro e por isso não aflora o sentimento de nacionalismo e isso tem a ver com a formação”, disse o professor.

De acordo com Trindade, um dos objetivos do estudo era mostrar a necessidade de incluir conteúdos no currículo escolar para auxiliar na formação jurídico-cidadã dos estudantes. “Essa necessidade ficou evidente. Muitos alunos demonstraram desconhecer completamente conceitos fundamentais para qualquer cidadão de um Estado democrático. Um jovem de 16 anos já pode votar, mas como ele vai votar se nem sabe o que faz um deputado?”, questiona o professor.

A pesquisa foi aplicada entre fevereiro e julho deste ano pelos alunos da Unopar e faz parte de um projeto da universidade que começou a ser desenvolvido no ano passado com cinco alunos de direito do câmpus de Londrina (PR) e mais dois alunos de pedagogia na modalidade de ensino a distância dos câmpus de Chapecó (SC) e Passo Fundo (RS). Os resultados agora serão tabulados e encaminhados para as secretarias de educação de todos os Estados brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário