quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Escolas municipais de São Paulo terão cardápio vegetariano


Desde o dia 18 de novembro, as escolas municipais de São Paulo (SP) contam com uma novidade: a cada 15 dias, as crianças terão uma refeição vegetariana, feita à base de soja, substituindo a carne. As novas receitas foram previamente testadas pelo Departamento de Merenda Escolar (DME) da Secretaria Municipal de Educação com alunos do ensino fundamental que responderam a uma pesquisa e aprovaram a iniciativa. Os primeiros alimentos produzidos foram macarrão e escondidinho com PTS.

A chamada proteína texturizada de soja (PTS) é obtida a partir da farinha de soja desengordurada. Diferentemente das demais leguminosas, a soja é composta por proteínas de alto valor biológico que se assemelham às proteínas de origem animal. É ainda rica em ferro. Para aumentar a eficácia do ferro presente na PTS no organismo, recomenda-se ainda a ingestão de alimentos com vitamina C. Por isso, a sobremesa dos alunos nos dias do cardápio vegetariano será sempre frutas como mamão, tangerina e goiaba.

Inicialmente, a proteína será introduzida nas unidades escolares que possuem gestão terceirizada da merenda, com previsão de incluir as refeições vegetarianas nas instituições com gestão direta e mista já em 2012. A demora em relação às escolas com gestão direta e mista da merenda se deve ao fato do DME ter que abrir licitação para a compra da PTS. Nas unidades onde a gestão é terceirizada, a empresa responsável compra a proteína como quiser.

A iniciativa vai de encontro com uma proposta do vereador Roberto Tripoli (PV-SP), que vem discutindo a questão desde 2009. Para Tripoli, é importante ensinar para as crianças e suas famílias que a alimentação pode ser saudável independente da presença de carne no prato. “A escola é um local fundamental para esse aprendizado”, afirma o vereador paulistano.

Imagem meramente ilustrativa. Fonte: sxc.hu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário