quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Museu da Língua Portuguesa recebe exposição sobre Oswald de Andrade


Oswald de Andrade (1890-1954) é, sem dúvidas, um dos maiores expoentes da literatura e arte brasileira. O polêmico escritor, um dos criadores da Semana de Arte Moderna de 1922 (que serviu para aproximar o Brasil da vanguarda artística europeia), agora é tema de uma exposição no Museu da Língua Portuguesa chamada "Oswald de Andrade: O culpado de tudo".

É a primeira vez que o museu realiza uma exposição sobre um escritor paulistano. O secretário de Estado da Cultura, Andrea Matarazzo, elogiou a iniciativa. “Oswald de Andrade é o mais paulista dos nossos escritores. Conheceu e viveu esta cidade como ninguém. Para nós, da Secretaria da Cultura, é um privilégio dar a nossa contribuição para a lembrança do escritor, um artista que revolucionou a nossa literatura e que, ao participar ativamente da criação da Semana de Arte Moderna, inseriu São Paulo no mapa mundial das artes.”

A mostra abrange três dimensões de leitura: poética, filosófica e histórico-bibliográfica. Estas dimensões não se caracterizam como “partes” em que se divide a exposição, mas como níveis de manifestação da “vida-e-obra” que se articulam de maneira inseparável no processo expositivo.

Para o curador da exposição, José Miguel Wisnik, “o projeto teve por objetivo organizar uma exposição sobre Oswald de Andrade, reforçando seu papel decisivo para a formação da cultura contemporânea e destacando a consistência de sua obra, de maneira a que a sua atualidade esteja patente sem que se perca de vista a situação histórica em que ela foi gerada.”

A mostra vai até o dia 30 de janeiro de 2012. O Museu da Língua Portuguesa fica da Praça da Luz, s/nº, Centro, São Paulo (SP). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3326-0775 ou no site do museu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário