sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Secretaria de Assuntos Estratégicos lança estudo sobre primeira infância


A Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) do governo brasileiro lançou na semana passada o estudo Primeira Infância em Números, que traz uma ampla base de dados coletados ao longo de dez anos sobre as crianças de 0 a 3 anos

O levantamento, lançado no Seminário Cidadão do Futuro, é importante para auxiliar quem estuda ou trabalha com essa faixa etária, além de ser essencial para subsidiar a elaboração de uma política pública voltada para as crianças dessas idades - algo que faz parte dos eixos estratégicos da SAE. "É um instrumento fundamental para acadêmicos, legisladores, pesquisadores, especialistas e estudantes interessados na primeira infância no Brasil", diz o subsecretário de Ações Estratégicas da SAE, Ricardo Paes de Barros, coordenador do projeto.

O aplicativo, elaborado por técnicos da SAE e especialistas da Fundação Getúlio Vargas (FGV), resultou da análise e do cruzamento de dados de mais de 40 indicadores sociais colhidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a partir da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD). O Primeira Infância em Números cobre o período de 1999 a 2009, em centenas de cruzamentos de dados diferentes, reunindo, assim, os principais indicadores relativos à faixa etária num único instrumento.

Além de dados básicos como distribuição geográfica, idade, sexo e raça, o levantamento cruza informações da faixa etária de 0 a 3 anos, ano a ano (entre 1999 e 2009), idade por idade, com fatores como escolaridade dos responsáveis, ocupação da mãe, presença em creches, com ou sem registro de nascimento, saneamento básico, etc.

Todos os dados aparecem por país, por região, por cidade de pequeno e médio porte ou região metropolitana. O aplicativo ainda permite que o usuário faça os seus próprios recortes, de modo que ele possa identificar tendências, progressos ou desigualdades de acordo com sua preferência.

Para conferir o Primeira Infância em Números, acesse www.sae.gov.br/primeirainfancia e baixe o arquivo em formato .zip.

Nenhum comentário:

Postar um comentário