terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Arquivo Público de São Paulo traz jornais e revistas antigos em versão digitalizada


O Arquivo Público do Estado de São Paulo digitalizou uma série de jornais e revistas antigos que retratam fatos importantes da história do Brasil, ideais para contextualizar conteúdos nas aulas de História e/ou Geografia. Os documentos estão disponíveis no novo site temático Memorial da Imprensa, que inaugura o novo layout do Arquivo Público.

Com atualização a cada três meses, o site é dividido em seis "editorias" (seções), tal qual um jornal moderno: Nacional, Local, Cultura, Esportes, Gastronomia e Moda. Ao clicar na notícia que lhe interessa, o internauta abre um arquivo com o periódico escolhido e busca a página na qual a notícia foi publicada. No "caderno" Nacional, por exemplo, o usuário pode ler a respeito da repercussão pública do decreto de abolição da escravatura, em 1888, enquanto que a seção Esportes mostra as competições de "foot-ball" e "cyclismo" nos clubes Espéria e Paulistano, em 1903.

"A ideia é mostrar notícias de jornais e revistas desde o século XIX e, dessa maneira, despertar o interesse da população por este acervo do Arquivo Público do Estado de São Paulo", explica Carlos Bacellar, coordenador da instituição. Entre os títulos digitalizados estão exemplares dos jornais Farol Paulistano, Correio Paulistano (foto) e Jornal das Senhoras e das revistas Vida Paulista, Moderna, O Pharol, Palco Ilustrado e Capital Paulista, entre outros. Todos os periódicos digitalizados são do final do século XIX até o começo do século XX.

Outra novidade do site é a seção Colaborações, no qual serão publicados artigos sobre a história da imprensa no Brasil escritos por convidados. O primeiro texto publicado nesta parte do site é “A Imprensa Oficial no Período Imperial na Província de São Paulo”, escrito por Julio Couto Filho, pesquisador e funcionário do Arquivo Público.

A Hemeroteca do Arquivo Público é uma das maiores do Estado de São Paulo e possui atualmente 1.195 títulos de revistas e 1.369 títulos de jornais disponíveis para consulta. Além disso, o Arquivo Público do Estado é responsável, desde 2008, pela coleção de periódicos do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP). Para o tratamento técnico deste acervo, recentemente teve início o projeto Memória da Imprensa Periódica em São Paulo, que conta com o apoio financeiro do programa Caixa Cultural e pretende digitalizar cerca de dois mil títulos relativos à imprensa paulista até o final de 2012.

Para conferir todo o acervo disponibilizado de periódicos, acesse o site do Memorial da Imprensa.

Imagem: Reprodução Correio Paulistano de 1888

Nenhum comentário:

Postar um comentário