segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

LET'S: portal de crowdfunding oferece espaço para projetos sociais

Quer ajudar um projeto social de uma maneira inovadora? Lançado em agosto deste ano, o portal LET'S, idealizado pelo especialista em finanças e gestão de negócios, André Gabriel, é um espaço para iniciativas sociais serem divulgadas e receberem o apoio dos internautas por meio do crowdfunding, uma prática que visa o financiamento colaborativo de outras pessoas.

O conceito de crowdfunding (em português, financiamento colaborativo) é relativamente novo no Brasil. O usuário pode apoiar uma ou mais causas presentes no site e definir uma quantia a ser doada para as iniciativas, pois a ideia é que cada um pode definir quanto será investido em cada projeto. No exterior, este formato de financiamento já é bastante difundido desde 2002 graças a sites como FirstGiving.com, GlobalGiving.org, Causes.com, Crowdrise.com e o DonorsChoose.org.

Apesar do pouco tempo de existência, o LET'S já traz uma série de projetos, tais como "Erradicando a prostituição infantil no Vale do Jequitinhonha" e "Ajude a alimentar 349 famílias indígenas". É possível inclusive apoiar iniciativas em outros países, como Haiti (na América Central), Sudão e Uganda, dois países africanos.

O site ainda permite que outras pessoas também enviem seus projetos para receberem crowdfunding. No próprio site há o link “Envie seu projeto”, onde deve ser preenchido um formulário, informando, inclusive, a meta e prazo de arrecadação, além de inserir fotos e/ou um vídeo do projeto. “O autor da idéia pode pedir o valor integral ou, quando ele já tiver um aporte financeiro prévio, apenas a quantia necessária para concluir o projeto”, explica Gabriel.

O site aceita diversas formas de pagamento. Quem quiser conhecer os projetos apoiados e escolher um para ajudar, basta acessar o site www.lets.bt.

Nenhum comentário:

Postar um comentário