segunda-feira, 30 de abril de 2012

Prêmio Odebrecht de Pesquisa Histórica premia iniciativas de resgate cultural


Estão abertas até o dia 29 de junho as inscrições para o Prêmio Odebrecht de Pesquisa Histórica - Clarival do Prado Valladares. A premiação é destinada a projetos de pesquisa inéditos que tratem de assuntos ligados ao resgate cultural e à preservação da história do Brasil.

Criado em 2003, o prêmio busca complementar o acervo documental do País sobre fatos, processos e pessoas cuja memória deva ser preservada e difundida. Quem vencer o concurso irá receber toda a estrutura necessária para desenvolver seu projeto: corpo técnico de pesquisadores, viagens nacionais e internacionais para apuração de dados e ainda pagamento antecipado de direitos autorais. Não existe valor pré-determinado para o apoio, pois isso depende das necessidades do projeto vencedor.

Clarival do Prado Valladares

O prêmio homenageia em seu nome o médico baiano Clarival do Prado Valladares (1918-1983). Pesquisador, crítico de arte e professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Valladares foi um dos mentores das Edições Culturais Odebrecht e um renomado historiador brasileiro, tendo publicado obras como Arte e sociedade nos cemitérios brasileiros, Nordeste histórico e monumental, Aspectos da arte religiosa no Brasil, Rio barroco – Rio neoclássico e The impact of African culture on Brazil.

O prêmio

As inscrições para o Prêmio Odebrecht de Pesquisa Histórica vão até o dia 29 de junho e podem ser feitas pelo site oficial da premiação. Na página, também é possível conferir o regulamento completo e outras informações relacionadas ao prêmio. A iniciativa é realizada pelas Organizações Odebrecht. Dúvidas podem ser solucionadas pelo email premiopesquisa@odebrecht.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário