quarta-feira, 25 de abril de 2012

Sociedade de Pediatria de São Paulo lança manual para auxiliar crianças e jovens que sofram com violência


Quem trabalha com crianças ou adolescentes ganhou mais uma ajuda: a Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP) lançou um manual para ajudar pais e profissionais a ajudarem no atendimento aos pequenos que sejam vítimas de violência.

A publicação, voltada para quem lida com crianças e adolescentes no seu cotidiano (tais como médicos, professores, conselheiros tutelares, profissionais liberais, etc.), objetiva auxiliar os adultos na suspeita, detecção, atendimento e notificação de qualquer sinal de violência.

"Como se trata de um problema de saúde pública, precisamos que todos fiquem atentos para identificar situações suspeitas. Em nenhuma universidade, o tema violência contra crianças e adolescentes faz parte da grade curricular. Assim, o nosso objetivo foi reunir todas as informações e orientações sobre o tema e auxiliar estes profissionais a reconhecer situações de violência", disse o pediatra Mário Roberto Hirschheimer, um dos responsáveis pelo manual.

O texto, que conta com o apoio do Conselho Federal de Medicina (CFM), aborda diversos tipos de violência, desde a física e sexual até às formas mais silenciosas, como a psicológica e a negligência. "A violência física acaba sendo mais fácil de identificar, por ser mais visível, porém, a negligência e a violência psicológica são as mais comuns e as mais difíceis e reconhecer", afirma a médica e também pediatra Renata Detjiar Waksman.

Além de explicar os tipos de violência, o manual também indica como identificá-los e a forma de atendimento mais adequado para cada caso. O documento faz considerações sobre a prevenção e aspectos éticos e legais envolvidos. Com relação à exposição do profissional, independente da área de atuação, a recomendação é que a notificação seja feita por meio de uma instituição e, caso o responsável não queira se envolver diretamente em uma situação como esta, fazer uma denúncia anônima.

O Manual de Atendimento às Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência é distribuído gratuitamente para profissionais de diferentes áreas em todo o País e está disponível para download no site da SPSP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário