A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) sedia, entre os dias 21 e 23 de julho, o Seminário Internacional: Educação Infantil e Diferença, que contará com a presença do professor belga Michel Vandenbroek, da Universidade Ghent.
O evento é aberto para estudantes e profissionais que trabalhem com a questão da diferença englobando raça, etnia, classe social e gênero. Na programação do seminário estão previstas palestras e reuniões de grupos de pesquisas sobre a educação infantil.
A programação do seminário conta com duas palestras do professor Vandrenbroek. A primeira, às 10 horas do sábado (21/07), abordará a identidade cultural, o contexto sócio-político, o preconceito na infância e a acessibilidade na educação pré-escolar, além de práticas educacionais inovadoras. Já na manhã da segunda-feira, (23/07), a partir das 9 horas, será apresentada uma introdução geral sobre os conceitos de diversidade utilizados na educação pré-escolar.
Durante o seminário, no dia 21 de julho, às 14 horas, também acontece uma reunião com grupos de pesquisas que abordam a educação infantil. Os interessados em participar dessa discussão devem enviar um artigo apresentando o grupo, suas pesquisas, referencial teórico e problemáticas estudadas. Os textos inscritos serão avaliados por uma comissão composta por integrantes do Grupo de Estudos Crianças, Infâncias e Educação Infantil: Políticas e Práticas da Diferença, do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP) da UFSCar, responsável pela organização do evento, e futuramente serão publicados em um livro. As inscrições para esse grupo de discussão, que podem ser efetuadas até o dia 1º de julho, devem ser feitas pelo e-mail criancasinfancias@gmail.com.
Para os interessados em participar apenas das palestras não há necessidade de inscrição. O Seminário Internacional: Educação Infantil e Diferença é um evento gratuito, que acontece no Anfiteatro da Reitoria, localizado na área Sul do campus São Carlos da UFSCar. Mais informações no site www.seminarioinfanciaediferenca.blogspot.com.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário