quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Portal QEdu reunirá índices e dados sobre a educação brasileira


O Brasil conta com vários índices utilizados para medir a qualidade da educação: Saeb, Ideb, Prova Brasil, Censo Escolar... Para poder organizar essas informações, a Fundação Lemann, em parceria com a Meritt Informação Educacional, está lançando o QEdu, um sistema on-line no qual o cidadão comum pode consultar todos esses dados.

Com lançamento previsto para a segunda quinzena de agosto, a plataforma reúne dados do Censo Escolar e da Prova Brasil em um sistema intuitivo e de fácil utilização. Além disso, o QEdu estabelece, a partir de uma escala de proficiência usada pelo movimento Todos pela Educação, o percentual de alunos com aprendizado adequado por escola, cidade ou estado. Usando os filtros disponíveis nas buscas do site, é possível comparar os rendimentos entre instituições de ensino, municípios e estados vizinhos.

A Prova Brasil é aplicada dois em dois anos para alunos de 5º e 9º ano em escolas públicas brasileiras para avaliar conhecimentos em matemática e linguagens. Seu resultado é dividido em quatro níveis: insuficiente, básico, proficiente e avançado. Nos dois primeiros, o aprendizado é considerado “inadequado” e, nos dois últimos, “adequado”, segundo o critério do Todos pela Educação. Já o Censo Escolar é um levantamento anual feito pelo MEC sobre a infraestrutura da escola e registra, por exemplo, o número de alunos por série, fatores de acessibilidade, existência ou não de bibliotecas e laboratórios.

O portal QEdu ainda não está aberto, mas quem estiver interessado pode cadastrar seu e-mail para receber informações sobre a plataforma em http://qedu.org.br/.

Via: Portal PorVir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário