terça-feira, 14 de agosto de 2012

Projeto Memórias do Futuro recupera brincadeiras infantis regionais


Com o objetivo de valorizar a cultura infantil e recuperar brincadeiras e jogos das crianças, o projeto Memórias do Futuro - Olhares da Infância Brasileira acaba de lançar um site relatando todas as descobertas e os relatos elaborados.

Realizado pelo Espaço Imaginário e Pontão de Cultura Guaikuru com o apoio da Fundação Telefônica Vivo, o Memórias do Futuro capacitou 20 jovens de comunidades quilombolas, ribeirinhas, indígenas, fronteiriças e urbanas do Mato Grosso do Sul para investigarem e documentarem as brincadeiras e atividades das crianças, dos pais e dos avós.

Segundo a coordenadora pedagógica do projeto, Lia Mattos, a diversidade cultural e geográfica dentro do Estado foi importante para interação dos jovens e aprofundamento das pesquisas. “Brincadeiras, jogos e cantigas nos permitiram perceber um universo muito mais amplo, que retrata os costumes das diferentes comunidades”, diz ela.

O projeto promoveu, em Campo Grande (MS), oficinas de formação sobre Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), produção e técnicas de filmagem e sobre a arte de brincar. Quando voltaram às suas comunidades, os jovens puderam pesquisar e registrar o universo das brincadeiras e jogos. Numa aliança entre tecnologia e tradição, utilizaram celulares de alta definição para a produção de vídeos, fotos e textos que resgatam as tradições de cada local.

O material produzido agora se encontra disponível on-line, no site www.memoriasdofuturo.com.br. “O portal pretende ser um acervo, um grande banco de dados virtual sobre a cultura da infância brasileira, a partir da experiência do MS, que possa fazer conexão com outras iniciativas do Brasil afora”, explica Andréa Freire, produtora executiva do projeto. Os vídeos são disponibilizados com licença Creative Commons, o que permite o compartilhamento dos materias desde que eles sejam acompanhados dos créditos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário