sexta-feira, 21 de setembro de 2012

UFSCar promove cursos de extensão em Educação Ambiental, Literatura e Cinema


Mais uma oportunidade para prosseguir com a formação continuada: a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizará nos próximos meses três atividades de extensão sobre Educação Ambiental, Literatura e Cinema

Educação Ambiental

Já estão abertas as inscrições para a Atividade Curricular de Integração, Ensino, Pesquisa e Extensão (Aciepe) "Educação ambiental: ambientalizando e politizando a ação socioeducativa". Os encontros serão semanais, com presença obrigatória, todas as quartas-feiras, das 14 às 17 horas, do dia 26 de setembro até o dia 19 de dezembro.

Com o objetivo de promover a inserção do tema na formação de estudantes da instituição e da comunidade em geral, a Aciepe visa a integração entre diversas áreas de conhecimento por meio de aulas e atividades inter e transdisciplinares.

O primeiro encontro acontece no Laboratório de Ensino do Departamento de Hidrobiologia (DHb), localizado na área Norte da UFSCar. O encontro será conduzido pela docente do DHb, Haydée Torres de Oliveira, e pelo docente do Departamento de Engenharia de Materiais, Amadeu Logarezzi.

A Aciepe oferece 20 vagas e as inscrições devem ser feitas até o dia 26 de setembro, com envio de mensagem para os e-mails haydee@ufscar.br ou amadeu@ufscar.br. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (16) 3351-8907 e (16) 3351-8511, ou pelos mesmos e-mails.

Literatura e Cinema

Entre os dias 4 e 11 de outubro, o Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura (PPGLit) recebe a professora argentina Maria Mercedes Borkoski, da Universidade Nacional de Tucumán (ARG). Durante sua estadia, ela irá ministrar dois cursos de extensão.

O primeiro é "Autodiscurso y autoficción en la escritura francesa e hispanica contemporáneas", cujo objetivo é discutir o aspecto autobiográfico da literatura em todas as suas variantes. O curso tem uma carga horária de 30 horas, distribuídas em seis dias. A atividade acontece das 8 às 12 horas, no Auditório da Unidade Especial de Informação e Memória (UEIM), localizado na área Sul da UFSCar.

O outro curso ministrado pela professora é "El cine argentino contemporáneo como búsqueda y representación", no qual ela debaterá a produção cinematográfica no país portenho. O curso acontece nos dias 8, 9, 10 e 11 de outubro, das 16 às 19 horas, na sala de projeções do Departamento de Letras da UFSCar. As inscrições devem ser feitas nos dias 24, 25 e 26 de setembro, das 8 às 14 horas, na secretaria do PPGLit. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail ppglitufscar@gmail.com ou pelo telefone (16) 3306-6550.

Nenhum comentário:

Postar um comentário