quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Instituto C&A abre edital para o programa Prazer em Ler


Está aberto até o dia 28 de novembro o edital para o programa Prazer em Ler. Trata-se de uma iniciativa do Instituto C&A que visa fornecer apoio técnico e financeiro para instituições que tenham projetos de incentivo à leitura.

O instituto selecionará projetos de leitura elaborados, geridos e desenvolvidos coletivamente, por pelo menos cinco instituições sociais, de base comunitária, articuladas entre si, com um único proponente. São essas organizações que formarão os Polos de Leitura. O projeto, no entanto, deverá ser apresentado por uma única instituição, que será a responsável por receber os recursos e apresentar a documentação necessária. As demais instituições integrantes do Polo de Leitura deverão ser identificadas no formulário da inscrição.

Cada conjunto de instituições deverá formular um projeto voltado à incidência em políticas públicas de leitura e para o desenvolvimento de um trabalho qualificado de formação de leitores, que deve compreender um único planejamento. A seleção dos projetos conta com três etapas de avaliação, todas eliminatórias:
  • Análise das iniciativas inscritas, para verificar o atendimento aos requisitos formais definidos no regulamento; 
  • Análise de mérito das iniciativas admitidas na etapa um, para verificar o atendimento aos requisitos materiais definidos no regulamento;
  • Visita técnica às instituições selecionadas na etapa dois.

Entre os critérios de seleção das iniciativas, estão:
  • Proposta de projeto construída pelo coletivo de organizações; 
  • Experiência em promoção da leitura literária; 
  • Disponibilidade para o trabalho colaborativo com outras organizações; 
  • Composição de equipe de trabalho com competências em práticas educativas de leitura literária e gestão compartilhada de ambientes de leitura; 
  • Consistência do projeto de Polo de Leitura;
  • Viabilidade financeira, com base no plano de ação.

O comitê de seleção será constituído por pessoas indicadas pelo Instituto C&A, com experiência nas áreas de abrangência do edital. A relação dos aprovados será publicada no site do instituto na primeira quinzena de janeiro de 2013.

A proposta deverá ser preenchida exclusivamente no formulário disponibilizado no site do Instituto C&A (www.institutocea.org.br). O edital completo também está disponível no portal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário