quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Fundação Telefônica Vivo lança infográfico Uso Responsável das Telas Digitais



Para orientar pais e professores na missão de educar para o uso seguro e responsável da internet, considerando não apenas os perigos da exposição online, mas também questões de comportamento relacionadas à posse dos equipamentos, a Fundação Telefônica Vivo lançou o infográfico Uso Responsável das Telas Digitais.


O infográfico é uma iniciativa da fundação em parceria com o Instituto Educadigital e com apoio da Safernet. Trata-se de um recurso educacional aberto sob licença Creative Commons (atribuição-não comercial) e um remix, isto é, foi elaborado com base em conteúdo de 2008 do Portal Educarede Brasil e atualizado com temas e tópicos recentes, como por exemplo, o tablet, as redes sociais e o fenômeno sexting.

O infográfico apresenta um cenário de bairro dentro de uma cidade urbana e está dividido em quatro espaços: Escola, Casa, Rua e Leituras Complementares. Em cada espaço há uma ambientação: na Escola, temos a sala de aula, a sala de informática e a sala dos professores; em Casa, encontramos pessoas de uma mesma família em cômodos diferente, vivenciando situações cotidianas de interação com telas digitais; e na Rua foram enfatizados momentos de interação entre crianças e adolescentes portando seus próprios dispositivos.

Ao clicar em um desses espaços, o usuário vai percorrendo os ambientes e, ao mesmo tempo, acompanhando as orientações que vão desde o descritivo de cada uma das telas digitais (considerando riscos, oportunidades e conselhos) até questões de comportamento relacionadas a elas (privacidade, tempo, localização, companhia etc). O conteúdo é multimídia e envolve textos, imagens, hiperlinks, áudios e vídeos conforme o tema destacado.

Você pode conferir o infográfico pelo endereço http://www.educadigital.org.br/telasdigitais/home.html.

Nenhum comentário:

Postar um comentário