quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Planeta Educação cria o aplicativo ‘O que vou fazer hoje?' para professores


Baseado nos conceitos da Aprendizagem Sistêmica, um novo método de promover o ensino em sala de aula, "O que vou fazer hoje?" é o nome do aplicativo desenvolvido pela empresa Planeta Educação para a nova plataforma da Microsoft, o Windows 8. O público alvo são os profissionais de educação que conhecem e utilizam a Aprendizagem Sistêmica como apoio às suas atividades escolares.


O aplicativo está disponível para download no Windows Store, somente para a plataforma Windows 8, tanto para tablet, PC ou smartphone. O funcionamento da Windows Store é bem semelhante ao da Apple Store ou Google Play. O usuário busca a aplicação em categorias - no caso "Educação" - e pode instalar o aplicativo com um único clique.

“O professor pode utilizar o aplicativo em seu PC, tablet ou smartphone, com Windows 8, e assim planejar quais as atividades pretende realizar, com toda a mobilidade para decidir qual estrutura da Aprendizagem Sistêmica é mais adequada ao que ele deseja ensinar naquele momento. As estruturas da Aprendizagem Sistêmica são a maneira como o professor organiza a interação na sala de aula. Através desse novo modo de aprendizagem, se promove o engajamento, as habilidades de raciocínio e as habilidades sociais entre os alunos”, explica Alberto Correia, coordenador do desenvolvimento de sistemas da Planeta Educação.

Criado em novembro, “O que vou fazer hoje?” recebeu de seus usuários a classificação de 4 estrelas e já está no Top 100 de aplicações para Educação.

Sobre a Aprendizagem Sistêmica

Um dos principais desafios enfrentados pelos educadores é o de manter o interesse dos alunos nos conteúdos apresentados em sala de aula e, entre as principais características de Aprendizagem Sistêmica, destacam-se as de proporcionar, estimular e desenvolver as habilidades essenciais para a convivência saudável do aluno, tornando o ambiente escolar um espaço bem mais interessante. Isso ocorre por meio de grupos formados na sala, com o intuito de desenvolver a cooperação, o envolvimento, socialização e motivação nas atividades trabalhadas. Com o trabalho em grupo bem estruturado, o aluno se relaciona com os demais colegas, exercita uma série de habilidades sociais e, ao mesmo tempo, reforça o conteúdo acadêmico de forma descontraída.

Nenhum comentário:

Postar um comentário