quinta-feira, 14 de março de 2013

Childhood Brasil lança nova edição da cartilha "Navegar com Segurança"

A Childhood Brasil, organização brasileira que trabalha há 14 anos por uma infância livre de exploração e abuso sexual, está lançando a terceira edição da cartilha “Navegar com Segurança – por uma infância conectada e livre da violência sexual”.

Dividida em quatro capítulos (“O que é a internet?”; “Os perigos da internet”; “O papel de pais e educadores” e “Como denunciar”), a cartilha traz dicas simples e informações objetivas e práticas para que os adultos assumam postura proativa na prevenção da violência sexual. A iniciativa, que começou em 2006, já levou informação a milhares de pais, educadores e responsáveis por crianças.

Nas duas primeiras edições, mais de 1 milhão de cartilhas foram distribuídas para cerca de 200 organizações em todo o País. Dados recentes da Safernet Brasil, organização parceira da Childhood Brasil, indicam que 71% das crianças entre 11 e 12 anos têm perfil nas redes sociais e 75% dos adolescentes entre 10 e 18 anos navegam na internet. Entre as crianças de 6 a 9 anos o índice é de 47%. Isso mostra que essas crianças e adolescentes podem estudar, pesquisar, e ter acesso a diversas informações, entretanto, também estão expostas a riscos e crimes virtuais.

Segundo Erika Kobayashi, coordenadora de programas da Childhood Brasil, a cartilha tem sido um importante instrumento de mobilização em torno da causa. “É um assunto que diz respeito à sociedade, contribuindo para que adultos orientem adolescentes e crianças a usarem a internet de forma mais ética e responsável. Isso abre um espaço para o debate de como se preservar e se proteger no mundo online e também para a prevenção de violência sexual contra crianças e adolescentes”, explica Erika. “É papel da Childhood Brasil estar presente neste diálogo e, para isso, temos que atualizar o nosso olhar. A tecnologia é dinâmica e nosso olhar também acompanha esse movimento.”

O material foi trabalhado com o Sistema S (Sesc, Sesi, Senai) e também com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, além de diversos parceiros, como a Safernet Brasil, organização apoiada pela Childhood Brasil desde 2006 em diversas ações de prevenção e denúncia. Para conferi-lo, acesse http://www.childhood.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário